como tensionar e decorar com malha – cortando a malha

Neste artigo, vamos falar sobre a forma de realizar o corte corretamente na malha suplex, que não é “TECIDO” e sim “TRAMADO” ou seja, ele é feito continuamente, com uma certa quantidade de nós ou pontos por polegada quadrada, por este motivo, ele tem caracteristicas especiais para ser cortado. malha tensionada3

Usando a tesoura

Bem, a malha é extremamente resistente e elástica, portanto, antes de iniciar o corte, verifique se sua tesoura está bem afiada, e com o corte alinhado, ela deve cortar logo na primeira passada, e nunca, jamais mastigar o a malha.

Para cortar o triangulo, será preciso da ajuda de uma outra pessoa, primeiro,  entregue-o uma ponta da malha a outra pessoa, dobre a malha  na diagonal e inicie o corte. Lembre-se de manter a malha levemente tensionado (o suficiente para que fique rigido) ao realizar o corte.

Para cortes longos, utilize alfinetes para marcar o caminho, e sempre que possivel tente cortar a malha de uma vez, no ar, evite coloca-lo sobre mesas ou piso para guiar o corte, a forma mais rápida e mais eficiente de corte, é segura-lo no ar e realizar o corte, na direção da outra pessoa, isso evita que o tecido enrrugue durante o corte e mastigue, bem como permite um corte mais reto, já que basta seguir a dobra da malha e a gravidade ajuda a manter uma tensão durante o corte. Para cortes curvos, será necessário o uso de uma mesa, e de marcação para o corte, para marcar, utilize tinta hidrocor (aquelas canetinhas infantis, de uso escolar, com base em agua ou alcool) ou caneta tipo piloto, com tinta, o poliester não pega tinta esferográfica nem lapis, como outros tecidos, até mesmo o giz de corte (usado em desenho por costureiras) não adere bem a lycra, e sai com o contato das mãos e com o manipular do tecido e não é uma boa pedida para marcar.

Cortes Longos e Cortes Curtos

Bem, existem cortes maiores e cortes menores, para grandes cortes, sempre marque o correr do corte como foi dito anteriormente com alfinetes e tente ao máximo usar uma area livre e realizar o corte de uma vez, ou seja, pessa ajuda a alguma pessoa, para segurar o tecido marque-o e inicie o corte, sempre seguindo as marcas, evite por exemplo dobrar e desdobrar a malha durante o corte e deixe que o tecido fique natural, ou seja, não puxe afim de estica-lo ou tensiona-lo durante o corte, como a maleabilidade do tecido é variavel, corta-lo tensionado, poderá faze-lo desfiar ou corta-lo torto.

Para cortes horizontais, sempre tome o cuidado de deixar a malha esticado e reto e levemente tensionado.

Cortes curvos e cortes mais curtos, devem sempre ser feitos a tesouradas. Evite deixar a tesoura correr, e nunca corte a malha tecido tensionado.

Tamanho do tecido

Sempre que for cortar a malha, pense no tamanho final da peça, e lembre-se que ele estica no máximo 50% no comprimento e 100% na largura.

Cortando o material para o TUNEL e para OUTRAS PEÇAS DECORATIVAS

Imagine o tunel proposto em forma de arco-iris, cada pedaço do tunel, possui uma cor. Será necessário unir esses pedaços costurando preferencialmente no comprimento. Caso fosse realizado um tunel de uma unica cor, será necessário unir as peças da mesma maneira.

Conclusão

É muito simples se realizar cortes na  malha suplex, desde que se tenha em mão uma tesoura bem afiada (uma boa ferramente de trabalho evita grandes dores de cabeça), se tenha em mente ANTES do inicio dos cortes, o que será feito com o tecido, e onde serão aplicados os pontos de tensão, evitando que se danifique a malha.

Abaixo uma série de imagens que servirão de inspiração e modelo para fazer ornamentação.

 

43 thoughts on “como tensionar e decorar com malha – cortando a malha

  1. Olá, quero fazer um tunel de malha na entrada de uma festa. São 10 metros ao ar livre. Que tipo de estrutura precisamos fazer para que ela sustente???

  2. ola preciso fazer esse tensionado ai. so que nao encontro o tecido em minha cidade tem algum tecido que tenha o mesmo efeito. me indicaram a helanca na loja de malhas pode ser usada?
    agradeco desde ja.

  3. Boa noite ….. Recebi umaa grande missaão …..decorar com tecidos algumas mesas para exposições de produtos da minha loja…… Só ue não sei por onde começar para arrazar na exposição…vc poderia me dá algumas dicas? tema :copa

queremos saber sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s